CCDH recebe doação de documentos históricos de membro da Academia Rondoniense de Letras
O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura do Estado (Emeron), recebeu na última quinta-feira (18) a doação de documentos históricos do médico e membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ALR) Viriato Moura. O acadêmico foi recebido pelo desembargador Alexandre Miguel, Diretor da Emeron, e a coordenação do CCDH, com o presidente da ARL Diego Vasconcelos e outros membros também presentes Willian Harvey Martins e Abel Sydney.
Os documentos doados são o livro de Registro de Ordens do trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, datado da década de 1960, livro da Legislação Básica da criação de Rondônia e os três poderes, e jornais com recortes sobre a história do estado. O médico fala sobre a importância da doação desta documentação: “Eu tenho certeza, e os que estão presentes vão concordar comigo, que em nenhum outro lugar estaria melhor protegida e para uma maior utilidade que o CCDH. Doar para um local que respeita a história e gosta disso”, contou.
O Diretor agradeceu o reconhecimento: “Ficamos muito lisonjeados, felizes e contentes. Primeiro pelo reconhecimento que o CCDH está desenvolvendo esse papel há um tempo e, mais fortemente, atualizando essas informações para a sociedade de Rondônia”, concluiu.
Essa documentação será restaurada, digitalizada e realizada uma leitura detalhada para verificar as informações contidas, ficando logo disponível para pesquisadores e o público geral. O CCDH fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com visita guiada em torno de seu prédio, em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e a sala de exposição permanente. Venha visitar na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água.
Bruna de Paula, estagiária de jornalismo do CCDH (sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron