Novos documentos e fotografias estão disponíveis no AtoM do PJRO

O Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória (CCDHM), vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), realizou ajustes na plataforma AtoM – "Acesso à Memória" do PJRO, um sistema web de descrição arquivística baseado nas normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). Com as melhorias, o acervo agora conta com 1.820 documentos e fotografias catalogados, ampliando o acesso a materiais históricos para pesquisadores(as) e toda a comunidade.

A preservação da memória do Poder Judiciário de Rondônia (PJRO) é conduzida por meio de diversas iniciativas de valorização do patrimônio histórico e cultural. A plataforma AtoM – "Acesso à Memória" disponibiliza parte desse acervo para pesquisa online, enquanto a exposição permanente no CCDHM permite que visitantes conheçam presencialmente documentos e registros históricos, com a possibilidade de uma visita guiada.

Para a estagiária de biblioteconomia do Centro, é empolgante observar como as fotografias preservam momentos ao longo do tempo. Ela explica que seu trabalho envolve a digitalização e organização das imagens em subpastas dentro do AtoM, além da identificação dos eventos retratados, já que muitas fotos não possuem título ou informações sobre as pessoas presentes. "No início, parecia um desafio, porque há muitas fotos e o processo é repetitivo. Mas, com o tempo, fui pegando o jeito de organizar. É um trabalho detalhado, mas muito gratificante, pois é incrível ver esses momentos sendo preservados pela fotografia", concluiu.

Venha realizar uma visita no CCDHM na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’Àgua ou realizar uma pesquisa no nosso acervo. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro

instagram.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron