Emeron e CCDHM recebem doação de livros do acervo do professor e historiador Dante Ribeiro da Fonseca

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e o Centro Cultural, de Documentação Histórica e Memória do Judiciário de Rondônia (CCDHM) receberam a doação de quase 1,5 mil livros da biblioteca pessoal do historiador e professor Dante Ribeiro da Fonseca. O ato de assinatura do termo que formalizou a doação foi realizado no hall da Escola, nesta terça-feira, 11 de março.

Desde o final do ano passado, o acervo recebido vem sendo higienizado, restaurado e catalogado pela equipe do CCDHM. Parte das obras será disponibilizada na Biblioteca da Emeron, enquanto os livros raros e históricos serão guardados e expostos pelo CCDH.

O Diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, destacou que o Poder Judiciário carrega também a realização de políticas públicas para a sociedade. Uma delas é a salvaguarda da memória e história do Poder Judiciário e de outras áreas.

“Nós aqui, no TJRO, na Emeron, juntamente com o CCDH, temos procurado fortalecer essa atividade. Um acervo deste riquíssimo, nós não podemos deixar ali parado, morto em uma estante. Obrigado ao professor Dante por ter possibilitado ser o guardião dessa riqueza”, declarou.

Alexandre Miguel anunciou a abertura de um concurso de artigos sobre a história de Rondônia durante a Semana da Memória do Judiciário, prevista para maio.

Dante Ribeiro da Fonseca, que foi professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) durante quatro décadas, falou da confiança no Poder Judiciário para a escolha de onde deixar o rico acervo acumulado ao longo do tempo.

“Essa biblioteca é um pouco de tudo, mas é basicamente história de Rondônia e literatura dos últimos 40 anos. Também tem muitas obras raras publicadas antes, quando não havia internet. Eu sei que os livros vão ficar em boas mãos e podemos esperar que por longos anos eles servirão à juventude, aos pesquisadores, mestrandos, graduandos, doutorandos, curiosos, enfim a todos”.

Também estavam presentes na cerimônia a historiadora Yeda Borzacov e o médico e escritor Viriato Moura, que intermediou a doação dos livros.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron.tjro, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron