Servidores(as) do CCDH realizam curso “Arquivos Permanentes: recolhimento, processamento técnico, preservação e acesso”


A gestão de arquivos é uma das principais atividades dentro do Centro Cultural e de Documentação Histórica - CCDH, pois envolve a preservação de documentos de grande valor histórico, cultural e jurídico. Logo, a ineficiência no gerenciamento desses documentos pode levar a práticas inadequadas, como a deterioração de documentos, falhas na organização e dificuldade de acesso às informações pelo público. A falta de uma formação específica pode, assim, comprometer a qualidade do serviço prestado e, por consequência, afetar a transparência e a eficiência da instituição. 


Diante disso, o CCDH, vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), segue com o aprimoramento do conhecimento dos(as) servidores(as). Nesta terça-feira (22), parte da equipe do CCDH concluiu o curso “Arquivos Permanentes: recolhimento, processamento técnico, preservação e acesso”, realizado por meio da plataforma Moodle, disponibilizada pela Escola Virtual de Governo (EVG).

O curso foi realizado por cinco servidores(as) com o objetivo de seguir os procedimentos para o recolhimento de acervos para os arquivos permanentes e as informações sobre o tratamento técnico aplicado à documentação arquivística, além das ações fundamentais para a conservação preventiva de acervos e suas orientações.

Ao final do curso, os(as) servidores estão aptos a recolher e tratar tecnicamente acervos arquivísticos, além de aprimorar a técnica de ações de conservação preventiva, garantindo a preservação eficaz de arquivos permanentes e adequadas, contribuindo com o exercício profissional de valorização do patrimônio histórico, beneficiando a sociedade, que terá à disposição um acervo documental preservado e acessível, refletindo diretamente na qualidade do serviço público oferecido pelo CCDH.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro

instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron