Diretor da Emeron recebe historiador Dante Ribeiro da Fonseca e o membro da Academia Rondoniense de Letras Viriato Moura para reunião sobre doação de acervo
O Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Alexandre Miguel, recebeu, no último dia 11 de outubro, o historiador e professor titular há 39 anos do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Dante Ribeiro da Fonseca, e o membro da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes (ARL), o médico, jornalista e escritor Viriato Moura, para uma reunião de alinhamento de doação de acervo pessoal para o Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário.
O escritor foi procurado por Dante que manifestou interesse em doar seu acervo pessoal por motivos de mudança de estado. O acervo contém mais de 1000 exemplares de livros e documentações, principalmente de Rondônia.
"Se você quiser efetivamente que isso tenha a vida que precisa ter, considerando a importância desse acervo para doação, faça para o CCDH, que é de responsabilidade do Judiciário e atualmente sob Direção do desembargador Alexandre Miguel. Lá tem uma equipe muito preparada, dedicada e isso[acervo] certamente terá o tempo de vida que precisa ter", aconselhou Viriato ao historiador, que aceitou a ideia.
Dante Ribeiro da Fonseca, é graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador em História da Amazônia. Coordenador em Rondônia da Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia (IPPA/RO), colaborador do jornal eletrônico Gente de Opinião, sócio efetivo da Academia de Letras de Rondônia (ACLER), do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGR) e sócio correspondente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA). Possui diversos trabalhos publicados entre livros, participação em obras, coautorias e artigos em revistas acadêmicas.
Atualmente, estão sendo feitos os procedimentos necessários para doação e, em breve, além dos mais de 10 mil documentos presentes no CCDH, o acervo terá os materiais doados pelo professor Dante, com temáticas diversas sobre Rondônia para continuar atendendo pesquisadores(as) e toda a comunidade em geral.
O médico já realizou doações para o CCDH dos livros “CREMERO: 50 anos nos trilhos da ética”, “Registro de Ordens do trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, datado da década de 1960, e “Legislação Básica da criação de Rondônia e os três poderes”, além de jornais com recortes sobre a história do estado.
Moura fala da receptividade com que ele e o escritor foram recebidos para a reunião com o desembargador Alexandre e ressalta a alegria em participar dos processos de doação. “A partir desse fato, o CCDH, será sem qualquer dúvida, o local de maior fonte de pesquisa de Rondônia, inclusive sobre literatura, contendo livros raros, difíceis de achar, alguns deles autografados por autores falecidos. Neste momento, como membro da ARL e da Academia Brasileira de Médicos e Escritores, na qual tomei posse no dia 27 de setembro no Rio de Janeiro, faço isso com muita satisfação e alegria e com convicção de estar cumprindo um dever de cidadão e de uma pessoa que gosta muito dessa terra”, concluiu.
Para atender os(as) pesquisadores(as) o CCDH utiliza a plataforma AtoM “Acesso a memória” do PJRO, um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para a web e baseado nas normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais:
ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro
instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron