CCDH realiza restauração de objetos da sala de exposição permanente 7 samurais
O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), realizou a higienização e restauração de objetos históricos da Sala de Exposição Permanente 7 Samurais (espadas, machado, escudo, garruchas e cinzeiro), que decoravam a primeira sala da Presidência do TJRO em 1982. Os itens datam de antes da instalação do PJRO e do Estado.
Para manter a preservação desses objetos, o manuseio é realizado com equipamentos de proteção individual (EPI) como luva, máscara e avental, em temperatura ambiente adequada e um desumidificador de ambiente é usado e monitorado diariamente.
O restauro foi realizado pelas estagiárias de biblioteconomia Bruna Pavaneli, Camila Castro, Daniele Souza e Sâmia Menezes, estagiária de história, sob supervisão do arquivista do TJRO, Felipe Sandes. “O trabalho que participei é um processo técnico no qual são utilizados métodos apropriados para devolver ao objeto sua aparência original. Durante o restauro de peças, foi necessário ter cuidado, paciência e um pouco de habilidade. Foi uma atividade que me proporcionou grande satisfação ao ver o resultado final, tanto por devolver a beleza do objeto quanto por acompanhar sua transformação”, expressou Camila.
Para manter ou melhorar a condição do acervo e combater os danos causados pelo manuseio inadequado ou os efeitos naturais do tempo, o CCDH vem realizando, há mais de um ano, a higienização e restauração de diversos materiais como livros antigos, jornal do TJRO, livro de legislação básica Rondônia e objetos profissionais do Desembargador aposentado Dimas Ribeiro da Fonseca, que foram apresentados na exposição poética “Entre a Toga e a Lira”. Também são feitas restauração digital de fotografias e técnica de envelhecimento de papéis. As ações buscam garantir o acesso aos materiais como fonte histórica e de pesquisa para os(as) pesquisadores(as) e sociedade, além da preservação da memória do Judiciário.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais:
ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro
instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron