CCDH e Associação Cultural Peripécias apresentam oficina de Iniciação ao Teatro Épico de 22 a 24 de outubro; inscrições gratuitas estão abertas

Vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), o Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário em parceria com a Associação Cultural Peripécias realiza, de 22 a 24 de outubro, a oficina de Iniciação ao Teatro Épico. A atividade, gratuita e aberta a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), estudantes e toda a comunidade em geral, acontecerá no auditório do CCDH, das 14h às 17h. A oficina acontece por meio do edital de chamamento público nº 003/2023/FUNCULTURAL de Porto Velho, da Lei Paulo Gustavo de incentivo e apoio à cultura e arte. 

À frente do projeto está Luís Gustavo Aldunate, um dos ministrantes da oficina e que faz parte da Associação Peripécias. A atividade apresenta um estilo de teatro diferente do tradicional: o Teatro Épico, que estimula o pensamento crítico, abordando temas sociais e convidando todos(as) a refletirem através da arte. Assim, além de entreter, desafia as pessoas a agir no mundo.


Desenvolvido por Bertolt Brecht no século XX, o estilo traz técnicas conhecidas como: quebra da quarta parede, ruptura de espaço-tempo entre cenas, o uso de músicas e imagens, entre outras. O objetivo é que, ao invés de apenas sentir, o participante possa aprender e inspirar o mundo. 

O ministrante Luís Gustavo Aldunate é bacharel em comunicação social, habilitado em publicidade pela Faculdade UNIRON em 2006. Possui cursos de extensão em redação publicitária, pesquisa de mercado em grupos focais, fotografia, design gráfico, web design, gestão de projetos, roteiro de cinema, produção cultural e atualmente cursa licenciatura em teatro na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

Taiane Sales é licenciada em teatro pela UNIR e pós-graduada em produção cultural, arte e entretenimento. Atualmente cursa marketing. Tem atuação na área cultural enquanto produtora cultural, performer, atriz, palhaça, educadora e pesquisadora.

Neste ano de 2024, a Cia Peripécias foi classificada e aprovada na Lei Rouanet Norte, com o espetáculo Teatral Tabule, e passou a ser organizada para mais uma nova etapa da sua história, formalizada como Associação Cultural Peripécias.

INSCRIÇÕES E CERTIFICADO 

A ação ocorrerá em formato de workshop, realizada em 3 encontros de 3h cada, totalizando 9h de curso, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, das 14h às 17h. As inscrições para as 30 vagas abertas podem ser feitas neste link. O certificado será emitido pela Associação Cultural Peripécias.

O CCDH fica localizado na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari, em frente à Praça das Três Caixas d’água.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro

instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron