Exposição poética “Entre a Toga e a Lira” é encerrada com visita do desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca e família


O Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário, vinculado à Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), encerrou, na última semana, a exposição poética “Entre a Toga e a Lira”, em homenagem ao desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca. O último dia de exposição teve a presença, pela segunda vez, do homenageado e da família. 

No decorrer da exposição, magistrados(as), servidores(as), amigos(as), artistas locais e o público-geral visitaram o CCDH para conhecerem mais da história e obras de Dimas. A ambientação começava no pergolado do Centro com papéis que receberam a técnica de envelhecimento simulando documentos desgastados com o tempo. O roteiro finalizava na sala multifuncional com escritos de poetas que são as inspirações do desembargador homenageado, além de clipping de jornais, poemas diversos, além de outros documentos que contam a história de Dimas Ribeiro da Fonseca.  

A exposição contou com um espaço de interação, onde os(as) visitantes escreveram seus próprios poemas, frases, mensagens com caneta bico de pena antiga, dando vida a uma “árvore poética”. Além disso, havia uma parede cenográfica remontando o gabinete de Dimas com seus objetos pessoais, 36 poemas expostos em plotagem, fotografias relacionadas à vida pessoal do poeta e à produção da peça teatral “O Crime de Giletilândia”, que ocorreu em 2004 com elenco composto por servidores(as) do TJRO. O espaço, também contou com um mostruário contendo os livros escritos pelo homenageado e a sonorização com áudios de familiares recitando poemas do autor. 


Para a organização do evento, foram realizadas pesquisas, visitas à residência do desembargador, entrevistas, gravação, curadoria de poemas, objetos, fotografias, higienização e restauração de objetos com um grande apoio administrativo. Além da exposição, durante a semana de abertura ocorreu um debate sobre as obras literárias do desembargador, declamação de poemas feitos por magistrado e servidores(as), oficina de escrita criativa e confecção de livros artesanais. Também o espetáculo cênico poético “Mormaço” e um sarau aberto. O público compareceu em peso à “Entre a Toga e a Lira”, atingindo o objetivo da exposição poética de estimular a participação dos públicos interno e externo nas discussões literárias e o interesse pela leitura e pelas artes dando visibilidade à obra literária do desembargador aposentado Dimas Ribeiro da Fonseca.

O CCDH é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, localizado em frente à Praça das Três Caixas d’água, na Av. Rogério Weber, 2396, Caiari. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

ccdh.tjro.jus.br, instagram.com/ccdh_tjro, instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron